Esta semana estreia nos cinemas o sexto filme da saga do bruxinho mais famoso do mundo. Harry Potter e o Enigma do príncipe é a adaptação da penúltima obra de J.K Rowling, que veio às telas do cinema mundial com a mesma particularidade dos longas anteriores: uma decepção aos leitores da série! Ao menos para mim!Como leitora assídua de todos os livros da série, considero um fracasso suas reproduções audiovisuais, pois os longas não trazem a verdadeira essência de emoção que a leitura da narrativa proporciona. Meu papel aqui não é apenas como o de uma fã decepcionada com as adaptações das aventuras de Harry nas telas, mas de crítica aos fãs que nunca deram-se ao prazer de desfrutar da leitura deste enredo. A visão que os leitores da saga possuem sobre as reproduções cinematográficas é totalmente contrária ao espetáculo que a mídia faz sobre elas.
Além das tramas não reproduzirem com a mesma ênfase as ações perceptíveis nos livros, a superficialidade também é reconhecida como característica marcante. Mas como a população possui uma preguiça absurdamente imensa, contenta-se com a superficialidade dos longas. Então apresento aqui minha visão crítica não simplesmente dos filmes que reproduzem a saga, mas também em relação das práticas leitoras que a sociedade efetua.
Muitas pessoas iriam me falar que não perderiam seu precioso tempo lendo obras como esta, e sim que há obras mais importantes que merecem mais atenção do que esta. Eu concordaria plenamente! Esta é uma leitura de prazer, descanso, que as realizei durante minha adolescência. Mas minha crítica aqui não é para lerem essencialmente ficções como as de Rowling, mas é mostrar que se as pessoas contentam-se com o mínimo de aventura transmitida pelas obras cinematográficas para não lerem os livros da saga, imagina se assim irão dedicar-se a realização de outras obras essencialmente mais importantes de cunho cultural, filosófico, político e social. A questão central é: Se a sociedade não realiza leituras para seu lazer com as ficções será mais difícil ainda realizar outras leituras para seu conhecimento cientifico - cultural.
Para muitos a obra Harry Potter é uma grande idiotice e perda de tempo, tanto a obra literária como a cinematográfica, neste aspecto discordo. Pode ser muita ficção para muito sucesso, mas é necessário saber ler as entrelinhas presentes nas irrealidades narradas pela trama. Questões como disputa de poder, fama, popularidade, preconceitos em todas a s suas formas, coragem, força, justiça, injustiça e tantas outras questões que estão acontecendo diante de nós a todos os momentos são relatados na saga de uma forma mágica e fantasiosa.
Não é simplesmente ler ou assistir um filme desta série, é necessário fazer uma leitura do que está intrinsecamente dito nas entrelinhas desta fantástica saga deste menino que apenas chegou a seu objetivo, não por possuir poderes além do normal para um bruxo de sua idade, mas por lutar pelos seus objetivos e unir forças para alcançá-los.
0 comentários:
Postar um comentário