segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ditadura no século XXI: violência e morte de trabalhador em São Gabriel




Violência e a Morte de um trabalhador do Movimento dos trabalhadores Sem Terra marcaram a operação de reintegração de posse da Fazenda Southal em São Gabriel nesta sexta-feira (21). O trabalhador rural sem terra, Elton Brun (44), foi morto com um tiro, arma calibre 12, pelas costas.
700 trabalhadores ocupavam a área depois da truculenta reintegração de posse realizada, pela policia, semana passada na prefeitura de São Gabriel. 300 policiais estão mobilizados, para a retirada de aproximadamente 500 integrantes do MST que ocuparam a fazenda Southal. A corporação estava cumprindo uma ordem designada ainda semana passada, e a realizaram na manhã desta sexta-feira.
Os integrantes do MST apenas saíram da área depois que o governo federal atendesse sua pauta de reivindicações. A polícia por volta das 07h e 40 min, desmancharam as barricadas montadas pelos integrantes do acampamento, e a violência e a truculência foram implantadas sobre os integrantes do movimento. A mídia divulgou que foram 14 o número de feridos, mas na realidade são muito maiores os números de pessoas feridas.
A Brigada Militar esquece, mais uma vez, que não estamos sobre um AI-5, ou qualquer outro ato institucional que reprima com tanta violência a liberdade de expressão da sociedade. A população tem o direito de lutar pelos seus direitos até que estes sejam executados e garantidos a todas e todos. O novo jeito de governar de Yeda é expressão viva da volta do passado, pois foi a partir desta gestão que a violência contra os movimentos que lutam pelos direitos dos cidadãos passaram a ser reprimidos com maior brutalidade.

0 comentários: