quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Descontrole climático trás alerta para mudanças climáticas


As enchentes e temporais que atingiram o Rio Grande do Sul e Santa Catarina na última semana, são um alerta para as mudanças climáticas que afetam o planeta.
Não apenas na região sul do Brasil, mas em São Paulo, Escócia e outros países do mundo passaram na semana passada por temporais e inundações alertando para que a sociedade passe a se adaptar às mudanças climáticas. 17 mil pessoas tiveram que deixar suas casas, várias famílias tiveram suas residências e suas propriedades danificadas pelo granizo e vendavais.
No mês de setembro as chuvas foram constantes, diferentemente de alguns meses atrás que a escassez das chuvas danificou a produção agrícola do estado gaúcho. A dualidade com períodos extremamente chuvosos e outros de estiagem profunda nos apontam os efeitos que as mudanças climáticas estão trazendo à sociedade.
Neste mesmo ritmo a agricultura camponesa, que tenta resistir ao agronegócio e a política de expansão das monoculturas, sofre com as interferências do clima e a falta de incentivos governamentais. O processo de preservação das sementes, exercido por poucas famílias torna-se cada vez mais difícil e escasso. Desse modo, até quando haverá condições de ao menos tentar zelar pela preservação das sementes e da biodiversidade, pois a sociedade em geral não ajuda e muito menos as políticas publicas, que estão voltadas para o grande capital, principal responsável pela degradação da biosfera mundial.

0 comentários: