quarta-feira, 16 de setembro de 2009

1ª Conferência Municipal de Comunicação acontece em Passo Fundo

Com a participação de entidades da sociedade civil, estudantes e representantes do poder público, a 1ª Conferência Municipal de Comunicação debateu questões ligadas a democratização dos meios de comunicação, liberdade de expressão e o acesso da voz da sociedade a mídia alternativa e que efetivamente traga informação e debates a cerca dos interesses políticos e culturais da sociedade. Realizada nesta terça feira (15), na câmara municipal de vereadores, contou com a presença dos painelistas Dagmar Camargo, Oscar ... e Otávio Klein.
As preocupações centrais dos debates cercaram questões relativas ao acesso da sociedade as mídias e o direito à comunicação popular e plural, enfatizando o enfoque à importância das rádios e TVs comunitárias. Com espaço democrático para a exposição de várias opiniões de diversos representantes de entidades do município, foram tiradas como linhas de construção a criação de um conselho de comunicação municipal e a organização de uma conferencia regional de comunicação, como um preparatório para a conferencia estadual de comunicação.
Temas ligados aos monopólios midiáticos, ao poder de manipulação de grandes oligopólios e a missão da comunicação comunitária para fazer o contraponto e trazer o debate político e a regionalidade à sociedade foram as principais questões debatidas.
Paralelo à conferencia realizava-se no Centro de Eventos da Universidade de Passo Fundo, a Gaúcha debates, com Lasier Martins e toda a corja manipuladora da RBSTV. Tendo em vista esses dois encontros, foi perceptível que poucos acadêmicos presenciaram a Conferencia, a grande maioria foi sonhar em ser ancoras do JA. Em ter o mesmo poder de manipulação do Lasier, coisas que eles mesmos não percebem, pois mesmo negando fazem parte da grande massa manipulada dos oligopólios midiáticos.
Pessoas com interesse em desenvolver um trabalho voltado à comunidade, fazendo uma comunicação efetivamente comunitária que atenda ao direito de informação de qualidade regional e não empresarial. Ao mesmo tempo em que discutia-se a democratização dos meios e a importância da comunicação comunitária, foi analisado a ausência dos principais veículos de comunicação municipais na transmissão do evento, frisando assim a importância de um veículo comunitário que exercesse essa função.

0 comentários: