quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Educação ambiental x manipulação social

Monsanto lança site para conhecer “os pilares da sustentabilidade Monsanto” através de seus produtos, práticas e projetos. Ao clicar em seus produtos sustentáveis, encontramos links para seus herbicidas e sementes trangenicas. Sempre com fotos de crianças felizes, explicações de como se faz um trangênico e divulgando seu Prêmio Agroambiental.

Dentro do plano global de sustentabilidade da companhia, a rede faz uma parceria com a Brinquedos Estrela para o lançamento do Banco Imobiliário sustentável.

No jogo, o sistema de troca substitui o dinheiro por créditos de carbono e os bairros dos Grandes centros foram substituídos por reservas naturais. Desta maneira a empresa busca mostrar responsabilidade social, mostrando uma falsa característica de sua gestão ambiental, já que traz efeitos diretos à devastação, pois auxilia no estimulo ao desmatamento, à trangenia e demais efeitos negativos na fauna e flora globais.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Jornalismo Ambiental

As questões ambientais estão em pauta diariamente. São estiagens, furacões, tempestades, entre outras calamidades. Porém nos falta, como profissionais de comunicação, abrir espaço na mídia para novas pautas para debatermos dois objetivos distintos: · Explicar com clareza e objetividade os desafios que temos pela frente em relação ao aquecimento global, escassez de recursos hídricos, desertificação do solo, destruição da biodiversidade, multiplicação do volume de lixo, consumismo desenfreado, transgênia, florestamentos, entre outros tantos assuntos em discussão. · Sinalizar rumos e perspectivas para a sociedade dando visibilidade a inúmeros exemplos de sustentabilidade

Para refletir

O planeta está em colapso. As matas ao invés de se multiplicarem, estão, literalmente, reduzindo-se ao pó. As monoculturas avançam em ritmo acelerado. Desequilíbrios ecológicos estão cada vez mais visíveis. Até quando iremos poder visualizar a imagem a baixo???? Não está na hora de tomarmos uma atitude? “A preservação do planeta está em nossas mãos!”

terça-feira, 5 de agosto de 2008

JORNALISTA não sonha – idealiza
JORNALISTA não vai à festas – faz cobertura
JORNALISTA não acha – acredita
JORNALISTA não fofoca – transmite informações
JORNALISTA não pára – pausa
JORNALISTA não chora – se emociona
JORNALISTA não some – trabalha em off
JORNALISTA
não traz novidade – dá furo de reportagem
JORNALISTA não briga – debate
JORNALISTA não passeia – viaja a trabalho
JORNALISTA não conversa – entrevista
JORNALISTA não faz lanche – almoça em horário incomum
JORNALISTA não é chato – é crítico
JORNALISTA não tem olheiras – tem marcas de guerra
JORNALISTA não se confunde – perde a pauta
JORNALISTA não se acha – ele já é reconhecido
JORNALISTA não influencia – forma opinião
JORNALISTA não conta história – reconstrói
JORNALISTA não copia - edita
JORNALISTA não omite fatos – omite fontes
JORNALISTA não pensa em trabalho - vive o trabalho
JORNALISTA não morre. Coloca um ponto final